Quero ser Aluno

Como Participar

Para ser aluno do ILBJ, o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos e estar devidamente matriculado em escola da rede pública a partir do 6º ano, ou ter concluído o ensino médio na rede pública. O processo passa por três etapas: inscrição, seleção e matrícula.

Escolha seu turno

Turmas Dias da Semana Turnos Horários
2ª/4ª Tarde 13h30 às 17h30
Noite 18h30 às 21h40
3ª/5ª Manhã 7h30 às 11h30
Tarde 13h30 às 17h30

O processo seletivo – todos os anos – é realizado sempre no início do mês de OUTUBRO.

1) Inscrição

Para concorrer as vagas ofertadas pelo ILBJ para o ‘Projeto Conectando com a Vida’ o jovem pode fazer sua inscrição:

Online – O jovem deverá acessar o site ilbj.org.br e/ou acadêmico.ilbj.org.br clicar no link: INSCRIÇÕES CONECTANDO 2023 e preencher o formulário socioeconômico.

Presencial – O jovem deve comparecer à Av. Barão de Maruim, nº 442, Centro com Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira– Das 8h às 11h,14h às 17h

Sexta feira – das 8h às 11h, 13h às 16h

2) Seleção

O Instituto oferece anualmente cerca de 800 vagas para o Projeto Conectando com a Vida, mas o número de interessados é sempre muito maior. A seleção é corrigida de forma impessoal por um sistema desenvolvido para contabilizar a pontuação das respostas colocadas pelo candidato no formulário socioeconômico. Ao final da inscrição, o candidato recebe um canhoto com seu número de inscrição e a data de retorno para checar a lista de seleção.

3) Matrícula

O aluno deve comparecer ao Instituto com o canhoto recebido na inscrição e seu documento de identificação pessoal para verificar sua aprovação e efetuar a matrícula no mesmo dia, caso realmente tenha sido selecionado.

Para confirmação da matrícula o jovem deve comparecer ao ILBJ com a seguinte documentação:

  • Uma foto ¾ (RECENTE);
  • Declaração escolar (original) ou histórico de conclusão (cópia);
  • RG e CPF (originais e uma cópia de cada);
  • Cartão de vacinação (4 doses);
  • Cópia do comprovante de residência (ex.: conta de luz ou água);
  • Número de telefone para contato;

Obs.: O candidato não pode estar matriculado em nenhum curso de nível superior ou técnico. Em caso de matriculado, o jovem que acessar a Universidade ou curso técnico será desligado.

Atenção:

  • Na matrícula o candidato menor de 18 anos deve comparecer acompanhado por um familiar direto maior de idade, que possa assinar como responsável.
  • O aluno que não efetuar sua matrícula dentro do prazo perde a vaga, que será preenchida por um candidato excedente. Após a saída da primeira lista de selecionados, o ILBJ disponibiliza uma lista com candidatos excedentes que serão chamados no lugar dos candidatos que perderem o prazo para a matrícula.