Projetos

Com sede localizada na Av. Barão de Maruim, o Instituto oferece instalações amplas, proporcionando maior conforto a seus jovens. A estrutura física do ILBJ é composta de sete salas de aulas climatizadas, três laboratório de informática com tecnologia de ponta, internet em banda larga, Cyber com dez computadores, auditório com 130 lugares, Sala de Artes, Sala de Leitura com acervo de livros, revistas e periódicos e espaço de convivência.

O ILBJ é composto de uma equipe multidisciplinar que está à disposição dos jovens: gerência, assistente social, psicólogo, coordenadora pedagógica, assistente pedagógico, assessoria de comunicação, curador interpessoal, dezoito educadores sociais com formação específica na área e um corpo administrativo qualificado para melhor atender os jovens. A equipe ILBJ nesse sentido põe em prática dia-a-dia a missão institucional: “Proporcionar o desenvolvimento do ser humano e ser instrumento de inclusão social e educacional de jovens e adultos.”

 

Projeto Conectando com a Vida

Projeto âncora do ILBJ, agregador de todos os demais projetos, tem como objetivo promover o processo de infoinclusão social de jovens em vulnerabilidade social e econômica, desenvolvendo competências fundamentais para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. Informática, Matemática, Português e Cidadania e Trabalho, Arte-educação, são algumas das ações empreendidas por este projeto que tem duração de 10 meses.

 

Projetos Culturais

Uma grande preocupação do ILBJ é com o conhecimento cultural do jovem cidadão. Para ampliar tal conhecimento, são promovidas atividades adicionais, nas mais diversas áreas, como aulas de Teatro, Coral, e Oficina de Comunicação e Mídia. Além disso, frequentemente são promovidas palestras sobre diferentes temas, incentivando no aluno a vontade de aprender cada vez mais.

 

Despertar para o Conhecimento

A proposta pedagógica com duração de oito meses valoriza a experiência e vivência do operário de obras da Construtora CELI, como possibilidade de ser retomada em seu mundo a relação com o saber. O retorno ao contexto socioeducativo eleva sua autoestima e autoconfiança viabilizando um natural movimento de mobilização para a construção de novos conhecimentos e novos espaços sociais que venham a torná-lo um ser humano cada vez melhor e cidadão pleno consciente de direitos e deveres.

 

Crescer para o Futuro

Tem em vista oportunizar a ressocialização de jovens e adolescentes advindos de instituições de acolhimento. Trata-se de uma parceria com o Ministério Público de Sergipe de natureza humanística que tem na educação o motor para o processo de transformação pessoal e social. O projeto tem duração de 10 meses e está constituído das disciplinas básicas: Informática, Matemática, Português e Cidadania e Trabalho.

 

ILBJ Portas Abertas

Direcionado aos pais dos jovens, o projeto tem como objetivo trazer os pais para dentro do ILBJ como possibilidade de promover a Alfabetização Informacional (ALFIN) e como forma de contenção de abandono. Estaremos fazendo dos pais nossos maiores aliados na permanência dos filhos no Instituto. Será disponibilizado cursos de curta duração de no máximo 30h/a de Informática, Economia Doméstica, Nutrição Cuidados com a Saúde, etc.

 

Jovem Aprendiz ILBJ

O projeto segue as diretrizes instituídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, obedecendo a carga horária estabelecida no documento da Lei, assim como todas as exigências formais para consolidação de um contrato de aprendizagem. Adaptado ao projeto Conectando com a Vida será desenvolvido de forma modular possibilitando ao jovem uma formação técnico-profissional na área de assistente administrativo. Este projeto encontra-se no Ministério do Trabalho e Emprego em processo de aprovação.

 

A Caminho da Universidade

Direcionado aos jovens que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, este projeto tem como objetivo disponibilizar aulas durante o ano das disciplinas de modo geral. Trata-se de um projeto que traz ao ILBJ professores voluntários consolidando a responsabilidade social da educação com jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa visa dar um suporte na preparação do jovem para pleitear uma vaga no ensino superior.

 

Arte Educação

Este projeto objetiva atender as instâncias culturais que devem ser fomentadas em todos os processos de aprendizagem. Tem em vista ofertar cursos de teatro, dança, moda, HQ, fotografia, poesia, etc.

 

Construindo Ambiências Sustentáveis

Trata-se de uma iniciativa que tem como propósito fomentar nos jovens a preocupação com a sustentabilidade ambiental. Será um projeto que estará permeando todo planejamento pedagógico e psicossocial de 2012.